MAIS LIDAS
MAIS LIDAS
21 de junho de 2022
3 min de leitura
O mar é o personagem principal de Jaguaribe. Seja por causa das ondas que encantam os surfistas ou da praia que reúne os banhistas e os praticantes de esportes nos dias de sol, ele é o grande atrativo desse bairro de Salvador. É no mar, também, que os moradores podem ver o sol nascendo das janelas dos seus apartamentos.
Pisar na areia de Jaguaribe é um convite para a prática de esportes. Há pontos de várias modalidades aquáticas, como surf, stand up paddle e kitesurf, além de uma grande faixa de areia, muito utilizada para o famoso "baba", a maneira como os soteropolitanos se referem ao futebol amador.
Vizinha às praias de Patamares e Piatã, a orla de Jaguaribe é ideal para uma caminhada leve ou corrida, uma vez que há calçadão com pista e ciclovia. Com a orla recentemente revitalizada, é possível pegar uma bike e curtir a vista em direção ao Jardim de Alah ou, na direção oposta, ao Farol de Itapuã.
A veia esportista do bairro é tanta que, frequentemente, a Praia de Jaguaribe sedia eventos esportivos, por exemplo, o Circuito Brasileiro de BodyBoard e corridas de rua. Além disso, é possível ver, constantemente, os jogadores do time de futebol do Bahia treinando nas areias da praia.
Praia de Jaguaribe. Crédito: Tatiana Azeviche/GOV/BA[/caption]
Momento de expansão em Jaguaribe
O nome do bairro vem do Rio Jaguaribe, que nasce nos bairros de Águas Claras, Valéria e Castelo Branco, atravessa a Avenida Paralela, passa paralelamente ao mar e, finalmente, deságua no oceano, na Praia de Patamares.
A história de Jaguaribe está ligada ao surf. As ondas fortes atraem os surfistas desde, pelo menos, a década de 1980, quando a orla foi requalificada e ganhou uma ciclovia. Por isso, as barracas de praia começaram a se instalar por toda a linha das praias. Jaguaribe se tornou, então, uma opção para o esporte quando o número de surfistas começou a lotar a Praia de Corsário, segundo relatos de surfistas da época.
O bairro vive, atualmente, a sua maior expansão com a construção de novos empreendimentos imobiliários. O interesse pelo local se deve não só à sua beleza e fácil acesso às praias, mas também à diversidade de serviços ao redor.
Serviços diversos e acessibilidade
A Avenida litorânea Octávio Mangabeira dá acesso a outros bairros[/caption]
Localizado entre os bairros de Patamares e Piatã e margeado pela Avenida Octávio Mangabeira, Jaguaribe tem ligação com a Avenida Orlando Gomes, que une a orla à Avenida Paralela. A expansão da Avenida Professor Pinto de Aguiar, em 2016, facilitou ainda mais o acesso do bairro a outros pontos da cidade.
Em Jaguaribe há opções de farmácias, universidades, supermercados, restaurantes, shopping centers e hospitais próximos. Do mesmo modo, opções de lazer e de promoção de um estilo de vida mais conectado com as práticas físicas não faltam. As famílias curtem o final de semana no Clube Recreativo Campomar e o bairro possui academias e estúdios de dança.
No Jaguaribe Itacenter, os moradores podem encontrar um espaço agradável para compras com lojas de estilistas de Salvador. Além de ter à disposição as principais tendências de serviços como, por exemplo, barber shop, padaria artesanal, pokeria e culinária havaiana, sushi bar e hamburgueria. Para apreciar um jantar especial, o Mercado Del Mare, especializado em frutos do mar e comida mediterrânea, é uma opção.
Morar em Jaguaribe é, sem dúvida, a junção perfeita de um ambiente praiano com uma região que só cresce em ofertas de serviços.
O que tem no entorno?
Quer ficar por dentro das novidades da Moura Dubeux em Salvador? CLIQUE AQUI.
COMPARTILHE
MAIS LIDAS