MAIS LIDAS
MAIS LIDAS
28 de julho de 2022
3 min de leitura
Lighting Design, ou Design de Iluminação, é a especialidade da arquitetura e do design de interiores que une a estética e a funcionalidade nos projetos da estrutura elétrica.
Nesses projetos, as doses certas de luzes e sombras ajudam a compor ambientes. Por isso, as soluções de iluminação são perfeitas para as necessidades de cada lugar.
É uma nova forma de perceber a luminosidade na decoração sendo, dessa forma, capaz de criar espaços residenciais ainda mais acolhedores.
Essa especialidade vai muito além de aproveitar a iluminação natural dos espaços. Em outras palavras, um projeto de Light Design permite evitar problemas com reflexos e ofuscamentos, priorizar áreas, esconder outras e controlar a luminosidade para que não haja excessos nem áreas mal iluminadas.
Há algumas informações que você precisa saber antes de incluir o Lighting Design em seu projeto. Confira.
Cada tipo de ambiente tem suas próprias necessidades
Ambientes amplos, como no Horto Essence (BA), pedem luminárias maiores[/caption]
O tamanho do ambiente vai determinar o tipo de iluminação escolhida. Ambientes amplos, como a sala de estar do Horto Essence (BA), podem se beneficiar de luminárias, lustres e pendentes grandes. Nesse caso, esses itens terão muito destaque na decoração e podem deixar o ambiente bem iluminado.
Por outro lado, em ambientes mais compactos, como o Beach Class Rio Vermelho (BA), na imagem abaixo, uma iluminação junto ao teto é mais funcional e agradável. Antes de tudo, ambientes menores devem apostar em spots ou lustres embutidos para otimizar o uso do espaço. No projeto abaixo, é possível ver o uso da iluminação junto aos móveis em pontos estratégicos, dessa forma, o espaço fica mais aconchegante.
Com isso em mente, é possível respeitar a proporção certa entre o espaço e a iluminação.
No Beach Class Rio Vermelho (BA), o projeto de iluminação otimiza o espaço disponível[/caption]
Escolha as luzes na temperatura correta
Projeto de iluminação no Florata (RN) deixa ambiente acolhedor[/caption]
Por sua vez, cada ambiente também precisará de lâmpadas na temperatura certa. Quartos, como esse projeto no Florata (RN), por exemplo, pedem luzes em tons amarelados, mais quentes e confortáveis. Em contraste, em ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, as lâmpadas frias, de tons azulados, se adequam mais ao local.
Outra dica essencial de Light Design é apostar em dimers, ou seja, reguladores da intensidade da luz. Desse modo, é possível criar um clima mais otimista e acolhedor ou, por outro lado, aumentar a intensidade da iluminação se necessário.
Em síntese, saber de algumas regras básicas de Light Design permite escolhas melhores no processo de decorar e pensar na iluminação da sua casa.
Quer saber mais sobre lifestyle, sustentabilidade e outras novidades MD? Fique ligado no nosso blog e no Instagram
COMPARTILHE
MAIS LIDAS