MAIS LIDAS
MAIS LIDAS
6 de abril de 2023
4 min de leitura
Com as tecnologias cada vez mais acessíveis, tanto em valores quanto em usabilidade, a automação residencial vem ganhando cada vez mais adeptos. É cada vez mais comum vermos itens como fechaduras eletrônicas, assistentes virtuais em casa e atividades realizadas por comandos de voz.
Se você não tem algum desses itens em casa, certamente conhece alguém próximo que tem ou está pesquisando se vale a pena implementar também.
Hoje, vamos falar mais sobre automação residencial, seus tipos e quais as principais vantagens de ter uma casa inteligente.
A automação residencial é um conjunto de tecnologias que integram o controle dos equipamentos de uma casa, tornando automático o funcionamento de diversos dispositivos que estejam conectados à rede.
Uma das tecnologias que são importantes nesse processo é a IoT (internet of things ou internet das coisas, em português), presente em cada vez mais eletrodomésticos, como televisores, geladeiras, aspiradores etc.
Nesse sentido, a automação residencial integra os sistemas de uma casa, automatizando várias tarefas cotidianas e possibilitando o controle de dispositivos à distância, criando as famosas casas inteligentes.
Além de facilitar a vida dos moradores e economizar tempo, ter uma casa automatizada pode trazer muitas outras vantagens, confira:
Ter um sistema de segurança automatizado vai trazer mais segurança e tranquilidade aos moradores. Imagine ter acesso controlado à sua residência além das chaves, com uma fechadura eletrônica?
Além disso, é possível implementar outros dispositivos, como alarmes, câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sensores de presença, entre outros.
Dessa forma, é possível, por exemplo, monitorar crianças ou animais de estimação à distância, evitar acidentes instalando sensores de fumaça, ativar alarmes quando você estiver fora etc.
Pode parecer contraintuitivo, mas ter dispositivos automatizados pode promover economia de energia. Lâmpadas e termostatos inteligentes podem promover maior controle de gastos, por exemplo.
Com a casa controlada por meio de app ou assistente virtual, você também não sofre com luzes acesas sem necessidade ou esquecendo de desligar o ar-condicionado ou a TV. Além disso, é possível programar a hora certa de ligar ou desligar algo, como as luzes do jardim.
Com a automação residencial, você pode configurar perfis de iluminação, som e temperatura para cada momento e ativá-los com um simples comando. Por exemplo, um modo “relaxar” com música ambiente calma, iluminação indireta e temperatura agradável para desacelerar depois de um dia de trabalho.
O gerenciamento remoto dos seus equipamentos é uma das maiores vantagens da automação residencial. Dessa forma, você pode acionar o robô aspirador, abrir e fechar as cortinas, ligar a lavadora de roupas ou até colocar a ração do seu pet sem levantar do sofá ou sem estar em casa.
Isso facilita o dia a dia dos moradores e ajuda a ganhar mais tempo para se dedicar a outras tarefas.
Agora que você conferiu os benefícios, deve estar se perguntando o que é possível para criar uma casa inteligente. Veja só algumas das coisas que você pode automatizar e facilitar o seu dia a dia:
Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fazer, mas as possibilidades podem ser ainda maiores, a depender da sua necessidade e dos equipamentos que escolher. Outra vantagem da automação residencial é que ela é escalável, ou seja, você pode ir fazendo aos poucos.
É importante lembrar que a ajuda profissional é sempre bem-vinda e ajuda você a adquirir os equipamentos certos, evitando dores de cabeça no futuro.
E se você gostou de aprender mais sobre a tendência da automação residencial, aproveite para ler mais sobre a tendência do Mini Market.
Até a próxima!
COMPARTILHE
MAIS LIDAS