Tendências

Uma bela coifa pode fazer toda diferença no visual de sua área gourmet

Coifa é um tipo de aparelho tão belo quanto funcional. Pode trazer vários benefícios para as decorações de ambientes como cozinhas.

Uma bela coifa pode fazer toda diferença no visual de sua área gourmet

Enquanto estamos cozinhando, até gostamos de sentir o cheirinho da comida que sobe junto com o vapor de água que sai das panelas sobre o fogão. 

Mas, logo em seguida, devemos tentar renovar rapidamente o ar no local para que a casa toda não fique com o mesmo aroma e para que a cozinha fique livre de qualquer acúmulo de resíduos. Pois a coifa é o aparelho que melhor cumpre esta função.

Mas coifas não são apenas itens funcionais em propostas de cozinhas. Elas também podem ser consideradas como acessórios que fazer parte de decorações de áreas gourmet dentro das residências. 

Por isto, sua escolha deve seguir vários critérios. Veja algumas boas dicas.

Mauricio Karam 

Como usar coifas na decoração, afinal?

Coifa é um tipo de eletrodoméstico que está se tornando cada vez mais comum em ambientação de cozinhas e varandas. Ela tem dois modos de funcionamento. 

Como depurador apenas suga a fumaça e renova o ar através de um filtro de carvão, devolvendo o ar limpo em seguida para o ambiente. Agora, como exaustor direciona a fumaça e os resíduos para o exterior da edificação.

Portanto, coifas são aparelhos pensados para embelezar e deixar as áreas de preparo de alimentos da casa mais práticas, mantendo-as sempre limpas. 

Podem ser usadas tanto em ambientes amplos quanto em ambientes pequenos. E isto porque existem vários modelos seus a venda – de potências, materiais, cores e acabamentos diferentes. Estas diferenças é o que será destacado no tópico seguinte.

Braccini + Lima Arquitetura

Modelos de coifas não faltam

As coifas que se pode encontrar à venda atualmente nas lojas possuem um design bastante neutro e podem combinar com decorações de vários estilos. 

Dependendo do tipo escolhido, pode ser responsável por dar um toque de sofisticação e modernidade especial para casa. Talvez seja apenas um complemento; ou, então, o ponto focal de maior importância do ambiente onde fora instalado - vai depender do projeto de decoração.

Leonardo Muller 

A primeira característica que se pode falar das coifas é com relação à forma. Há modelos de parede, ou seja, para serem instalados rentes a uma superfície. E também há as coifas de ilha, com formato semelhante, porém pensadas para serem fixadas no teto e ficarem suspensas sobre um balcão ilha com cooktop. E destes dois tem os com um desenho mais piramidal, retangular, inclinado e curvilíneo.

Sueli Zapparolli

JANAINA NAVES Design & Arquitetura

Para que as coifas possam agregar esteticamente de maneiras diferentes os projetos de cozinhas e varandas gourmet, foram criadas versões diferentes para este aparelho. 

A maioria dos modelos é em alumínio – resistente, fácil de limpar, que combina com cenários minimalistas. E ainda existem variações com partes em vidro – com um visual bastante atraente também.

BG Arquitetura 

Aqueles que procuram criar uma decoração ainda mais diferente e divertida dentro de casa podem apelar para outros modelos de coifa ainda mais ousados. 

Não é tão fácil de encontrar, mas existem modelos de integrados a micro-ondas, também que imitam lustres de cristal, coloridos, e muito mais. E entre todos estes, existem vários com luzes focais, que ajudam o cozinheiro no preparo de alimentos.

MIS ARQUITETURA E INTERIORES

INOVA Arquitetura

Combine sua coifa com seu estilo de decoração

Na hora de escolher um modelo de coifa, o mais correto é primeiro verificar a sua potência. Depois, seu tamanho – que deve fazer uma relação com as dimensões do fogão, não ultrapassando mais do que 10 cm de cada lado. 

Em seguida, seu modo de instalação – talvez seja preciso rebaixar o teto, fazer esperas de tomadas, e saídas de dutos. Deixando para o fim, portanto, a questão da estética.

Indica-se que as coifas sejam instaladas a aproximadamente uns 65 a 75 cm acima do nível do tampo do fogão. Se este último tiver quatro bocas, a coifa correspondente deve ser de 60 cm de largura; já para seis bocas o ideal é a de 90 cm de largura. 

Pode-se deixar este eletrodoméstico à vista. Ou ocultar todo o sistema, embutindo o aparelho em um armário aéreo sem fundo – seguindo sempre as recomendações do fabricante, claro.

Start Arquitetura

É a estrutura da casa e o planejamento de arquitetura de interiores que determinará a escolha da coifa. 

Geralmente, as decorações planejadas se beneficiam com o incremento deste aparelho ao cenário – sobretudo em situações onde há ambientes integrados. Os modelos de parede – sobretudo os inclinados e retráteis – ajudam a otimizar espaços compactos. Já os de vidro deixam o visual do ambiente mais leve. São várias opções.

Bernal Projetos

Dê um toque a mais de contemporaneidade à cozinha ou varanda gourmet de sua casa. Aposte na coifa para tornar o design deste espaço ainda mais especial. Como você viu, belos modelos não faltam!

Essas dicas de decoração gourmet foram criadas pela equipe Viva Decora.