Tendências

Seu condomínio está preparado para os carros elétricos?

Residenciais passam a oferecer pontos de alimentação especiais para esse tipo de veículo

Seu condomínio está preparado para os carros elétricos?

Menos poluentes e cada vez mais modernos, os carros híbridos e elétricos são um caminho sem volta na indústria automotiva. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 3.970 veículos movidos à bateria foram emplacados em 2018. Parece pouco? Pois foi 20% a mais em relação à 2017.

Ainda assim, os pontos de recarga urbanos são escassos. Por isso os condomínios residenciais mais modernos vêm se adaptando a esta nova realidade. Na Moura Dubeux, são dois os projetos em construção com estações de recarga especiais para carros que têm alimentação à bateria:

- Mirante do Cais (PE);

- Parque do Cais (PE);

E os nossos lançamentos:

- Mimi e Léo Monte (PE);

- Rooftop.470 (PE);

- Parque Rio Branco (CE);

- Meet Aldeota (CE)

Nesta fase de estudos e pesquisas, nossa equipe já chegou a uma conclusão importante: as futuras estações de recarga funcionarão como se fossem "mini postos". Cada morador que utilizar o serviço pagará na hora pela energia, via cartão de crédito. 

"Pensamos desta forma pois devido ao consumo maior de energia, não é recomendável conectar o carregador no medidor individual de cada apartamento", afirma Jorge Lemos, Projetista de Instalações da Moura Dubeux. "Temos sistemas já disponíveis no mercado em que é possível monitorar todo o consumo de cada cliente online", completa. No final do mês, o aplicativo entregaria um relatório detalhado com o gasto de cada morador para que seja feita a cobrança individual. 

 

Saiba mais 

O tempo de recarga vai depender da potência do carregador. Quanto maior o KW, mais rápido será. Por isso, a espera pode variar entre 3h a 8h.