Tendências

Segredos para harmonizar um criado-mudo à decoração do seu quarto

Criado-mudo é um tipo de móvel complementar que pode apresentar um design tão bonito quanto funcional. Inspire-se nestes diferentes modelos.

Segredos para harmonizar um criado-mudo à decoração do seu quarto

Criado-mudo ou mesinha de cabeceira é um móvel que você pode comprar para complementar a decoração do seu quarto de solteiro ou de casal.  item é geralmente vendido em conjuntos de duas peças - que devem ser utilizadas de cada lado da cama. 

Sua função é dar apoio às atividades realizadas dentro do ambiente. E seu tamanho, formato, cor e estilo podem ser os mais variados. 

Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos 

Alguns modelos de criado-mudo 

É importante destacar que existem diversos modelos diferentes de criado-mudo vendidos prontos no mercado. Mas também que é possível encomendar modelos sob medida, exatamente do jeitinho que você deseja. 

E ainda é uma opção a criação de peças personalizadas, montadas com materiais que seriam descartados – como caixas de feiras - ou feitas de outro jeito bem criativo.

Aqui nas imagens deste texto vemos alguns ótimos exemplos de criados-mudos em decoração de quarto. 

Em certas imagens, vemos criados em estilo antigo – vintage ou retrô e até mais clássico, como provençal. Os modelos modernos já variam mais em suas proporções e até mesmo sustentação. Tem aqueles para ficar direto sobre o piso e os que devem ser suspensos, fixados na parede ou à cabeceira atrás da cama.

Bruno Moraes Arquitetura e Interiores  e MODI Arquitetura e Interiores 

Pietro Terlizzi 

Criados-mudos em estilos modernos costumam apresentar linhas retas e  sem ornamentos, num design bem clean. 

Já algumas peças específicas recebem aplicações sutis, como placas de espelhos, ou são coloridas – algo que é perfeito para composições de quartos infantis. E ainda há mesinhas de cabeceiras feita a partir de mesinhas auxiliares ou mesmo de tambores.

Piloni Arquitetura 

Luciane Mota 

Fernanda Azevedo Mancini 

Tamanho e posição do criado-mudo 

Muita coisa que não foi projetada necessariamente como criado-mudo pode ser adaptada como tal, isto é fato. 

Contudo, esta regra não vale para tudo que você possa encontrar dentro da sua casa. Mesinhas auxiliares, como aquelas que utilizamos ao lado de sofás e poltronas, por exemplo, podem funcionar eventualmente como mesinhas de cabeceiras.

O que você precisa ter em mente sempre é a variação de altura padrão desta peça. Criados-mudos, por possuírem esta função de dar apoio a quem estiver deitado na cama, devem apresentar uma altura compatível com o nível mais alto do colchão. 

Esta dimensão seria algo em torno de 50 a 70 cm - não menos que isto. Já a largura pode variar, com o mínimo entre 30 e 40 cm. Inclusive, o criado pode funcionar como pequena escrivaninha.

Kola Comércio e Serviços LTDA https://www.vivadecora.com.br/foto/221704/papel-de-parede-colorido-e-criado-mudo-suspenso e Revista Viva Decora 

Você pode adquirir para si um modelos de criado-mudo bem simples, apenas como um nicho aberto, próprio para servir de apoio a uma pequena luminária e outros objetos. 

Ou, se preferir e de acordo com a sua necessidade, mais uma alternativa seria o criado-mudo com gavetas, perfeito para guardar vários objetos pessoais, como carteira e remédios.

Guilherme Torres e Estúdio DC55 https://www.vivadecora.com.br/foto/218801/quadro-decorativo-colorido-e-luminaria-metalica

Como combinar o criado-mudo com a cama 

Agora chegamos numa parte importante do texto, quando discutimos como harmonizar o criado ou conjunto de criados que você escolheu com a decoração do seu quarto. 

Pois bem, muito neste momento vai depender de quanto deseja destacar estas peças no cenário. Se este for o caso, o ideal é contrastar as cores. Assim, colocando um criado claro, como em branco, frente a um painel escuro, como em madeira.

O criado pode combinar com o tom da parede ao fundo, intercalando com a cabeceira – como no seguinte modo: criado verde, painel em madeira e parede também verde. Já com relação ao jogo de cama, o criado não necessariamente precisa contrastar com estas peças. 

Na verdade, é até interessante que ele combine, de algum modo. Por exemplo, usando criado preto ao lado de cama com colcha cinza e travesseiros em preto.

SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/168346/parede-de-tijolinho-e-criado-mudo-planejado-cinza

Se você optou por utilizar criados de estilo antigo no seu quarto, use outros elementos na decoração do cômodo que remetam também ao mesmo estilo. Contrastar antigo com novo é legal, mas lembre-se que estas peças precisam fazer sentido no contexto. 

É mais acertado que o seu estilo combine com a cabeceira. E é claro que um pouco da linguagem pode ser retratada também através das estampas das almofadas sobre a cama.

Então, o que acha de todas estas ideias? Inspire-se nas imagens deste texto e escolha os modelos perfeitos de criados-mudos para a decoração do seu quarto.

Gislene Lopes  e Revista Viva Decora 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.