Acontece MD

Primeiro shopping social do Brasil será no Recife

Prédio na Rua do Bom Jesus será reformado pela Moura Dubeux

Primeiro shopping social do Brasil será no Recife

A união do empreendedorismo social, iniciativa privada e o poder público tornaram possível uma iniciativa inédita no Brasil: o Mall Social. Localizado na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, o espaço terá o mesmo conceito de um shopping center, com lojas, serviços e praça de alimentação. 

O diferencial é que o  Mall será focado em empreendedorismo social, com produtos e serviços oferecidos por comunidades e Ongs. A parceria público-privada contará com o escritório Romero & Duarte Arquitetos, que assinará o projeto, e obras da Moura Dubeux.

Serão três lojas âncoras: o Porto Social, o Transforma Brasil e o Novo Jeito. O espaço ainda contará com uma alameda de serviços, entretenimento e alimentação.  

A ideia é ser um local que conecta os moradores da cidade, abrigando várias iniciativas sociais do ecossistema, oferecendo serviços e oportunidades de emprego e renda para a comunidade do entorno.

O novo empreendimento será instalado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, em um casarão cedido pela Prefeitura do Recife. O prédio, de dois mil metros quadrados, irá abrigar outras organizações que ainda não tinham sede, como os projetos Transforma Recife e o Quero Impactar.  

Eduardo Moura (MD), Fábio Silva (Novo Jeito) e Diego Vilar (MD) 

 

"Nós da Moura Dubeux temos o prazer de participar deste processo ao lado de diversas organizações pelo bem da cidade do Recife. Não poderíamos ficar de fora de um projeto tão importante", afirma Diego Vilar, CEO da Moura Dubeux. 

Inicialmente, o Mall Social irá impactar moradores do entorno, mas a expectativa é que seu raio de ação alcance ou mobilize pessoas de toda a cidade. “Queremos transformar e fazer diferença para os cerca de 800 moradores da Comunidade do Pilar, na Ilha do Recife. O local tem o segundo pior IDH do município”, diz Fábio Silva, idealizador do projeto que virá a ser o primeiro centro de cultura e responsabilidade cívica do Brasil.

As obras começam no início de janeiro e vão até 25 de março, com inauguração prevista para 31 de março de 2021. Parceiros do projeto, o escritório Romero Duarte & Arquitetos assina a reforma do prédio. A parceria se estende a outras empresas, como a Tintas Iquine e o grupo Neoenergia. 

Depois de pronto, o Mall Social terá biblioteca, coworking, espaço gourmet e cafeteria, além de uma loja para comercialização de objetos de arte e peças artesanais produzidos pelas organizações beneficiadas.