Tendências

Dica de decoração: como otimizar espaços da casa com puffs

Puffs são peças muito queridas por decoradores, isso porque são capazes de deixar os ambientes mais bonitos e suas áreas mais otimizadas!

Dica de decoração: como otimizar espaços da casa com puffs

Puffs são móveis muito pequenos, porém bem versáteis. Eles podem ser usados para várias coisas quando se trata de decoração de imóveis - inclusive ajudando a otimizar os espaços.

E é exatamente por tudo isso que são considerados como coringas para a arquitetura e o design de interiores. Se você quer ter uma noção exata do potencial desse tipo de peça, confira todas as dicas apresentadas a seguir!

O que é um puff e quais os modelos mais comuns encontrados no mercado

O puff nada mais é do que um tipo de assento. Geralmente, ele tem a mesma altura de uma cama, assento de sofá ou assento de cadeira de mesa de jantar. Por isso é que, muitas vezes, é considerado como um item complementar a estes móveis.

Ele pode ser fofo, todo revestido de tecido. Mas, também pode apresentar uma superfície dura. Os próprios seat gardens são considerados como “da família” do puffs. Será que seriam mesmo?

O fato é que existem muitos modelos diferentes de puffs a venda nas lojas de artigos para casa. Há puffs quadrados, retangulares e redondos. Puffs com acabamento liso, texturizado ou peludo.

Puffs com estrutura em PET, acrílico, madeira, fibra ou metal; sem cobertura ou cobertos com tecido, crochê, plástico ou outro material. E puffs com pés altos, pés baixos e rodízios. Tem para todos os gostos e bolsos!

Em que parte da decoração da casa pode-se usar puffs

Em tese, pode-se usar puffs em todos os ambientes da casa - claro que vai depender dos materiais com os quais as peças foram construídas.

Fazendo uma busca rápida na internet, a pessoa poderá encontrar bons exemplos de projetos de decoração onde foram usados puffs. A solução é comumente aplicada em salas de estar, salas de jantar, varandas e dormitórios. E, menos comum, em cozinhas e banheiros.

Puffs ficam ótimos em vários tipos diferentes de decoração, como se pôde ver antes. Há modelos que caem melhor com estilos mais clean e outros com estilos mais rústicos.

Geralmente, eles ficam em pontos estratégicos nos cenários, complementando ou destacando um canto especial. Podem ficam bem no centro dos ambientes ou de lado, preenchendo uma área antes sem uso. A escolha vai depender da estratégia do projetista!

Ideias para otimizar o espaço dos ambientes usando puffs

Se os puffs podem ser usados em vários pontos da casa, isso quer dizer que eles também são capazes de otimizar o espaço de todos eles. Mas, como isso será feito vai depender da criatividade da pessoa que planejar a decoração – porque, como foi visto antes, boas ideias é que não faltam!

Se você quiser uma solução diferente para implementar em seu imóvel, use as imagens deste texto como fonte de inspiração!

Bom uso em cada setor da casa

Puffs são altamente usados em propostas de salas residenciais. Nesse tipo de ambiente, peças assim podem assumir várias funções. Podem servir de opção complementar de assento, ficando ao lado do sofá, por exemplo.

Tomar lugar de uma mesa de centro ou ser um substituto de uma mesinha lateral. Em alguns projetos, elas, inclusive, preenchem vãos de estantes, racks, aparadores, escadas e mais.

Móveis assim também são vistos em salas de jantar. Em locais como esse, os puffs podem ter um design ou um revestimento que combine com mesas, cadeiras, banquetas e mais – novamente, sendo um complemento.

Puffs em cozinhas já é um caso mais raro - mas não incomum, claro. Em zonas tipo gourmet, uma ideia é usar aqueles puffs pensados para áreas abertas, incluindo os feitos para estar próximos às piscinas.

Em banheiros, os puffs podem aparecer sob a bancada da pia. Em closets, em uma zona central entre dois armários - como uma opção de assento para quem quer trocar os sapatos.

Em brinquedotecas, os puffs não são só puffs, mas também baús para guardar os brinquedos. E em halls de entrada, eles são mesmo só decorativos, mas preenchem bem o espaço, sem dúvidas.

Agora, existem também muitos exemplos bacanas sobre uso de puffs em decoração de dormitórios. Essas peças, de fato, podem otimizar bastante a planta de um ambiente assim.

Geralmente, elas são vistas próximas às camas, em substituição ao recamier – também com baú interno. Acompanhando uma poltrona em um canto de leitura. E, por fim, no lugar de uma cadeira, frente a uma mesa de estudos ou penteadeira.

Gostou das ideias? Agora é a sua vez de escolher alguns modelos de puffs e usá-los para otimizar todas as áreas livres de sua casa.

Estas dicas de decoração com puffs foram criadas pela equipe Viva Decora.