Tendências

Cozinha completa: TUDO o que é preciso para deixá-la perfeita para as suas aventuras culinárias

Confira exemplos de projetos de decoração e uma listas de todos os equipamentos, móveis, e utensílios para tornar uma cozinha completa.

Cozinha completa: TUDO o que é preciso para deixá-la perfeita para as suas aventuras culinárias

Cozinha é o ambiente da casa onde as pessoas preparam os seus alimentos e também onde as famílias, muitas vezes, se unem para compartilhar ótimas refeições. Não é a toa que ela, inclusive, é chamada de “o coração da casa”. 

Por isto, deve receber uma decoração pra lá de especial. Veja, no texto a seguir, o que seria preciso pôr numa lista de compras para transformar uma cozinha simples em uma cozinha completa.

Alex Bonilha e Andrade & Mello Arquitetura 

#1 Equipamentos

Existem itens que jamais devem faltar em uma decoração de cozinha – visando o seu bom funcionamento -, são eles: pia, fogão e geladeira. 

Existem dois modelos de fogões disponíveis no mercado, o tradicional e o cooktop – sendo deste último diz-se que seria muito mais prático e eficiente.  Lembrando que os fogões podem ser de piso ou de embutir; funcionar à gás, eletricidade ou indução; e vir ou não vir acompanhados de forno.

Maria Luisa Mendes https://www.vivadecora.com.br/foto/158612/bancada-de-granito-preto-e-cadeiras-metalicas

Sobre o fogão de casa, é sempre interessante instalar um exaustor ou purificador de ar – ou ainda uma coifa, que tem as duas funções. Já acima do balcão da cozinha muitos outros equipamentos. 

Por exemplo, fritadeira elétrica e grill, para fritar e grelhar alimentos sem a utilização de gordura. Também sanduicheira e cafeteira, para lanches rápidos. E multi processador e mixer, para receitas mais elaboradas.

Claro, que os velhos amigos de todo dono ou dona de casa, batedeira e liquidificador, não poderiam ficar de fora desta lista. E, por fim, existem mais tecnologias vantajosas que devem fazer parte de toda cozinha completa. 

Entra nesta lista o forno de micro-ondas e a lavadora de louças – equipamentos que servem a situações distintas, facilitando e agilizando serviços de casa, sem gastar muita energia.

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/159093/cozinha-gourmet-em-preto-e-branco-e-pendente-prata

Aquiles Nicolas Kílaris https://www.vivadecora.com.br/foto/18911/cozinha-com-ilha-centralizada

#2 Móveis

Se já se tem conhecimento de todos os equipamentos que não podem faltar na cozinha, é vez de traçar o planejamento dos móveis deste ambiente. E pensar em todos os módulos de modo a se adaptar aos gostos e necessidades dos usuários – em termos de cores, materialidades e medidas ideias. 

Pois, graças à tecnologia dos móveis planejados, agora é possível deixar o seu lar exatamente do jeito que sempre se sonhou.

Gabinetes de cozinha podem variar de 40 a 70 cm de largura. Os balcões podem ter entre 60 a 65 cm de profundidade, e devem ficar a pelo menos uns 10 cm do chão – sobre pés, rodapés ou fixados às paredes do ambiente. Já seu tampo não pode ultrapassar a medida de 85 a 105 cm do nível do piso - ou algo de acordo com a altura média dos usuários.

Jannini Sagarra Arquitetura

Enquanto isto, os armários aéreos da cozinha podem ter de 20 a 40 cm de profundidade. Eles devem ficar à aproximadamente 1,40 m do piso ou entre 45 a 70 cm do tampo da pia. 

Especialmente o nicho do micro-ondas com o centro a 1,30 ou 1,50 do chão e o forno elétrico entre 90 a 97 cm abaixo disto – isto pesando se os dois estiverem agrupados em uma coluna.

Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/105603/cadeiras-acrilicas-pretas-e-moveis-planejados

Continuando, há três equipamentos do item anterior que necessitam de um nicho especial. A lavadora de louças deve ficar em um vão sob o balcão.  A pia em embutida na bancada, assim como o fogão cooktop. Sobre ele o exaustor – a uns 50 cm ou 70 cm acima do nível do tampo. 

Fora isto, pode-se ter um nicho para a geladeira – com dimensões de acordo com o modelo – e uma bancada para refeições – se sala e cozinha forem integradas.

Red Square Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172913/cozinha-cinza-com-pink

Manoela Lustosa https://www.vivadecora.com.br/foto/172533/cozinha-com-ilha

#3 Utensílios

Dentro de armários, sobre bancadas e em outros pontos da decoração da cozinha estarão todos os utensílios que o cozinheiro utilizará em seu dia-a-dia. 

Pra começar, pratos, copos e talheres. Depois, kit de panelas – incluindo a frigideira, a chaleira e a panela de pressão. Também um jogo especial de facas para cortes, xícaras, potes, travessas, jarros, bandejas, taças, e mais.

E para manter tudo no lugar - sem acúmulo ou bagunça de objetos, comprometendo o visual da cozinha –, é que existem vários suportes ou organizadores à venda. 

Entre eles estão os porta-condimentos, o porta papel-toalha, o organizador de talheres, o escorredor de pratos, entre outros. E para proteger as bancadas da pia e a bancada de refeições, os jogos de sousplat e os descansa-pratos.

Renata Matos

Chris Silveira e Arquitetos Associados https://www.vivadecora.com.br/foto/111423/cozinha

Eis, então, a lista de itens básicos para uma cozinha completa. Se ao final das suas compras sobrar algum dinheiro, invista em itens ornamentais para personalizar e dar um toque elegante à decoração de casa. 

Por exemplo, minivasinhos de temperos, quadrinhos com ilustrações temáticas, jogos de tapetes e muito mais. O segredo é usar toda sua criatividade e seu bom gosto, assim, sua cozinha vai ficar linda!

Essas dicas de itens indispensáveis na decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.