Tendências

Como usar sofá retrátil e deixar sua sala incrível!

Sofá retrátil: características e vantagens para a decoração

Como usar sofá retrátil e deixar sua sala incrível!

A sala de estar é um ambiente muito importante dentro de casa. É onde as pessoas sentam para relaxar, descansar o corpo e ter momentos agradáveis em família. 

E para que a decoração deste ambiente esteja completa não pode faltar um confortável sofá. E um dos modelos de mais alta qualidade à venda nas lojas é o sofá retrátil

Batistelli Arquitetura e Design 

O que é um sofá retrátil, afinal?

Existe sofá de dois, três lugares e mais lugares; que vem acompanhado de puffs; com acessórios; também com partes móveis, sendo que um deles é o retrátil. 

Este modelo oferece bastante personalidade e charme às decorações de salas de estar; além disso, muito mais comodidade para os seus usuários. E pode combinar com vários estilos de decoração – do clássico provençal ao minimalista moderno.

Fernanda Pinheiro 

LAM Arquitetura & Interiores 

Sofá retrátil é um tipo de móvel que oferece diversas vantagens para decorações de salas. Seus modelos costumam ser muito versáteis e bonitos, com um forte apelo estético. 

Eles garantem mais aproveitamento de espaço. Atendem a muitas necessidades dos usuários – podendo variar as suas dimensões. E ajudam a resolver os layouts mais complicados, mesmo aqueles de ambientes mais desafiadores.

Na hora de comprar um modelo de sofá para casa, a pessoa precisa pensar naquilo que gosta, naquilo que necessita e o que a sua casa “pede”. Outra questão que deve ser bem avaliada é a qualidade e a possível durabilidade do produto. 

Esta é uma decisão importante e que deve impactar totalmente o projeto de decoração de uma determinada sala. A variedade de opções é ampla, basta só escolher.

Flávia Campos Arquitetura 

Modelos de sofá retrátil

O mercado oferece uma ampla variedade de modelos de sofá retrátil e pelo menos um deles deve combinar com o estilo de decoração que a pessoa idealizou para a sua casa. 

Todos os tipos são bastante confortáveis – basta conferir os exemplos deste texto. E é exatamente por tudo isto que este sofá se tornou o maior preferido dos consumidores.

O único problema que se percebe no momento da compra do sofá é esta variedade, que é tão ampla que pode até deixar dúvidas. Mas, uma coisa é certa: o produto ideal é aquele que oferece mais comodidade. 

Já o objetivo do design do sofá retrátil, falando especificamente, é permitir que as pessoas possam esticar as pernas e relaxar sempre que desejado. Só que, para isto, a estrutura desse móvel estrutura precisa ser muito boa.

Camila Badaró 

Os melhores modelos de sofá retrátil são compostos de ripas de madeira de eucalipto ou de pinos, camadas de espuma de densidade adequada, mais uma cobertura de tecido. 

O diferencial deste tipo de sofá está mesmo no mecanismo interno – de catraca - que permite o abrir e fechar de cartas partes do móvel. Isto permite que ele faça, de fato, a alteração do seu dimensionamento.

Buji Decoração Reuso 

Com um simples movimento, a pessoa pode fazer o deslizamento do assento de seu sofá retrátil. Ela também pode movimentar o encosto, reclinando ou ajustando para outra posição que lhe pareça mais confortável para as costas. 

Estas duas funções permitem que o usuário estique confortavelmente o corpo – inclusive o sofá retrátil pode ser usado, eventualmente, como cama de hóspedes, por exemplo.

Revista Viva Decora 

Por fim, é preciso citar o modelo de sofá retrátil de canto – também bastante confortável. A vantagem desse tipo de sofá é que ele otimiza ainda mais o espaço de um ambiente pequeno. Tal peça pode ser colocada num canto do cômodo - por isto o nome -, liberando, assim, todo o restante da planta da sala para outros móveis.

Arrase na escolha de seu sofá retrátil

É possível encontrar disponível, no mercado, muitos modelos diferentes de sofá retrátil, numa ampla variedade de designs. 

A maioria deles possui uma cobertura em tecidos como suede, camurça, couro e chenille – geralmente em cores como branco, bege e preto. E o forro escolhido deve estar de acordo com a necessidade de manutenção que se precisará fazer no móvel - conforme os hábitos da família.

Condecorar Arquitetura e Interiores 

Para destacar o sofá na decoração, podem-se colocar no local algumas mantas e almofadas bem coloridas. A parede de fundo também pode receber um grande painel ou uma cobertura de revestimento mais alegre. E no piso um tapete em tons contrastantes. Deste modo, será mais fácil encontrar um equilíbrio visual para a decoração.

Fora isto, recomenda-se que o sofá retrátil escolhido seja em tamanho compatível com o ambiente. Também que se respeitem todas as distâncias necessárias para que o assento deste móvel possa ser estendido sem comprometer a circulação de pessoas ao redor. Havendo dúvidas para fazer este cálculo, é melhor contratar um arquiteto ou designer de interiores para estudar o caso.

Bianchi & Lima Arquitetura 

Mutabile Arquitetura e Design Gráfico 

O que achou dos modelos de sofá retrátil? Já pensou em usar um sofá assim na decoração da sua sala de casa? 

Se sim, inspire-se nestas imagens e comece a pensar em seu projeto agora mesmo! 

Essas dicas de como utilizar o sofá retrátil na decoração da sala foram criadas pela equipe Viva Decora.