Meu Lugar

Começa reforma da Igreja Matriz de São José

Consórcio Novo Recife administra primeira fase do restauro

Começa reforma da Igreja Matriz de São José

Fundada no ano de 1844, a Igreja Matriz de São José é uma obra grandiosa. Erguida em estilo neoclássico, é a igreja com a maior área de telhado colonial da cidade, destacando-se na paisagem do bairro de São José. 

Uma infestação de cupins no telhado interrompeu seu funcionamento pela primeira vez em mais de 160 anos, quando em 2013 as portas da Matriz se fecharam. Mas um novo capítulo inicia em 2020. Sob responsabilidade do Consórcio Novo Recife, começa a tão esperada reforma da Igreja Matriz de São José. O prazo máximo da reforma é de dois anos e a previsão é que após 12 meses o espaço já esteja apto a receber as primeiras missas. 

O Instituto para o Desenvolvimento Humano é responsável pela execução. "A obra será dividida em três fases, focando no madeiramento da coberta, telhamento, calhas e descidas d'água, além das galerias laterais superiores",  explicou Márcio Campos, secretário executivo. 

Para Gustavo Dubeux, sócio-diretor da MD, é um orgulho para a construtora contribuir com esse projeto. "Estamos contribuindo na melhoria desse entorno que é tão importante para cidade do Recife. Essa participação da iniciativa privada para deixar um legado para a cidade é muito importante".

O início das obras (29/10) contou com a presença do pároco da Matriz de São José, Padre José Augusto Rodrigues Esteves, e do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. "A expectativa era muito grande para que de fato essa obra tivesse início e queremos agradecer o Consorcio Novo Recife por ter iniciado esse restauro. Estamos na expectativa que daqui possamos em breve voltar a celebrar missas, uma igreja tão querida. Que possamos logo ter essa grande alegria de ver a igreja restaurada", afirmou o arcebispo.  

O restauro da Igreja de São José é parte de uma série de contrapartidas urbanas que o Consórcio Novo Recife fará no bairro de São José, onde está sendo erguido o Projeto Novo Recife. Estão previstos também a requalificação do entorno do Forte das Cinco Pontas e a recuperação dos galpões do Cais José Estelita. 


Saiba mais sobre o Projeto Novo Recife AQUI. Assista ao vídeo!